Instituto Pensar - Socialistas celebram vitória da esquerda em Portugal

Socialistas celebram vitória da esquerda em Portugal

Foto: PEDRO NUNES / REUTERS

Os socialistas do PSB comemoraram a importante vitória do Partido Socialista nas eleições legislativas antecipadas de Portugal, realizadas neste domingo (30).

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirma que "é uma importante vitória em tempos obscurantistas?.

Para o líder da Oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), a vitória em Portugal confirma "que a democracia e a justiça social são os caminhos para enfrentar os desafios que o mundo tem pela frente.?

O ex-deputado constituinte Domingos Leonelli, membro da Executiva Nacional do PSB e presidente do Instituto Pensar, avalia que a vitória em Portugal somada à eleição de Gabriel Boric, no Chile, são significativas para a esquerda em todo o mundo.

"As vitórias do OS, em Portugal, e de Boric, no Chile, tem grande significado para a esquerda mundial. Embora sendo realidades distintas em ambos os países, revela-se uma preferência do eleitorado pela esquerda democrática que não esconde sua identidade ideológica. E o compromisso com o socialismo democrático e não com a social-democracia ou com o social-liberalismo?, avalia o dirigente socialista.

Vitória dos socialistas

As eleições antecipadas foram convocadas pelo presidente Marcelo Rebelo de Castro após crise na aliança do PS com o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista, a chamada "geringonça?.

O PS conquistou 117 cadeiras no Parlamento de um total de 230.

Em segundo ficou o PSD, de centro-direita, com 27,8%. O partido de extrema-direita Chega conseguiu 7,15% do eleitorado e ficou em terceiro.

Foi a primeira vez que o PS venceu em todos os estados do país, com exceção da Ilha da Madeira.

Das 226 cadeiras já definidas, 117 foram para os socialistas e 71 para o PSD. O ultradireitista Chega surpreendeu e conquistou 12 cadeiras.

O primeiro-ministro António Costa, que segue no cargo, elege como um dos grandes desafios "reconciliar os portugueses com a ideia das maiorias absolutas?. Essa será a segunda vez na história que o Partido Socialista governará com maioria absoluta




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: